A AMÊNDOA

28 junho, 2010

A apanha da amêndoa decorre durante os meados de Agosto. Antigamente todas as pessoas tinham amendoeiras, poucas ou muitas faziam da actividade da apanha da amêndoa um meio lucrativo que vinha do campo. Nesse tempo esta actividade era lucrativa e então não ficava uma única amendoeira com amêndoa, ate os jovens rapazes e raparigas iam ao rebusco, depois da apanha das amêndoas, ou seja, iam apanhar as poucas amêndoas que ficavam por apanhar pelos apanhadores.
Agora já pouco se apanha a amêndoa porque há poucos compradores e esses compram-na a um preço relativamente baixo então já não compensa andar a apanhar a amêndoa.
Mas a amendoeira é uma árvore que existe em grande quantidade no nosso País principalmente em Trás-os-Montes e no Algarve, no nosso caso, Trás-os-Montes, em vila de Alfandega da Fé, ainda há muitas amendoeiras mas, no entanto nem toda a amêndoa é apanhada devido ao facto de não dar lucro suficiente, embora ainda se vê muita gente na apanha da amêndoa.
A amendoeira é uma árvore de estrutura média e muito bonita, sobretudo quando está em flor, o que acontece nos primeiros meses do ano. Depois de estar em flor e vingada, vai ao mesmo tempo surgindo a folha que vai crescendo ate aos meses de Maio e Junho, ate que chega ao tamanho normal. O fruto já nascido, fica pronto para ser apanhado, depois disto realizado, as amêndoas são colocadas em sacas e levadas para casa, onde são descascadas, ficando prontas para a venda. Muitas delas são partidas para serem utilizadas no uso caseiro, especialmente na feitura de bolos. Pode também ter outras utilidades como o óleo de amêndoa.
A amêndoa é uma árvore de folha caduca, a sua folha começa a cair no Outono, servindo para a alimentação do gado.

0 comentários: