FUMEIRO

28 junho, 2010

O fumeiro é o nome que se dá a carne que e geralmente de porco, são carnes expostas ao fumo, antigamente para conservar, agora talvez mais para lhe conferir características e sabores únicos.
Na nossa zona, na altura do inverno, ocorria e ainda ocorre em certos sítios a matança onde o porco que era cebado ao longo de todo o ano, era sacrificado para alimentar uma família muito numerosa na maior parte das vezes. Tentava-se utilizar ao máximo possível tudo o que o porco tinha e estragar o mínimo possível, eram tempos de fome em que a alimentação era muito baseada no porco e não podia haver desperdícios. Dai veio o fumeiro onde se aproveitavam as próprias tripas do porco para fazer as linguiças muito conhecidas no nosso concelho por chouriças, outros produtos também foram criados tais como: as alheiras, os chouriços e mais produtos que se conservavam graças ao fumo da lareira que era o único aquecimento de casa.
Em Alfandega da fé os produtos que ainda se costumam fazer e os que são mais comuns são as alheiras, os salpicões e ainda se vê muito os chouriços doces.

0 comentários: