A VINDIMA

28 junho, 2010

A Vindima é a colheita dos cachos da uva após terem alcançado o seu grau óptimo de amadurecimento. Antes de ser feita a vindima é verificado se a uva está no ponto óptimo, ou seja, se o seu teor de açúcar é o adequado para a posterior produção de vinho. Este termo também é utilizado em referência aos cachos de uva depois de colhidos.
Portugal é um país rico em vinhedos e existe uma grande quantidade de castas que são cultivadas no nosso país. Uma casta é uma variedade de uva. Esta define as características do vinho que será produzido a partir delas. Claro que há outros elementos que influenciam o produto final, ou seja, o vinho, mas a casta ou castas a partir do qual este é feito têm um papel importante.

VINDIMA E ALFÂNDEGA DA FÉ A Vindima inicia-se em meados de Setembro e termina no fim de Outubro.
O trabalho das vindimas é efectuado por camponeses e trabalhadores que, geração após geração se dirigem para as mesmas plantações, quando a época se aproxima. Existem várias espécies de uvas. Mas a mais utilizada para produzir vinho é a Vitis vinifera.
Vê-se a planta a crescer, as folhas a desabrochar, os cachos a vingar, os bagos a ganharem cor. Terra de bom azeite, amêndoa, vinho, queijo e fumeiro, de gente afável onde a cultura continua a ser o elemento diferenciador que marca a qualidade do que produzem.

0 comentários: